O objetivo deste tema não é só demonstrar a importância em participar das festas comemorativas da empresa, mas alertar e orientar como devemos evitar situações desagradáveis, perante os colegas de trabalho. Sabemos que com a chegada do final de ano pós pandemia as empresas iniciam a organização dos encontros de confraternização, conhecidos como “Festa de Final de Ano nas Empresas”.
Com isto, surgem questões em relação a como se comportar durante o evento, onde alguns itens podem fazer parte da orientação como: horário de chegada e saída; como se vestir; a ingestão de bebidas alcoólicas entre outros fatores que podem afetar sua imagem perante os colegas e gestores.
A confraternização!
A confraternização é o momento em que a empresa aproveita para agradecer seus colaboradores, estreitar a parceria, comemorar as conquistas e a conclusão de mais um ano de trabalho, além de propiciar o encontro entre seus colaboradores, transformando o ambiente em um momento de alegria e descontração. Também podemos considerar que estas festas são grandes canais de relacionamentos “networking”, onde há uma aproximação entre todos os níveis hierárquicos.
Cuide da sua imagem.
Acompanhando este momento há relatos de excessos cometidos pelos participantes durante o evento levando a situações não comuns ou vexatórias, o que causa transtornos futuros para sua imagem, considerando que as redes sociais exercem grande influência na vida pessoal e profissional das pessoas, o que pode causar má impressão aos colegas de trabalho e outras pessoas que possam ter acesso a possíveis fotos ou vídeos publicados.
Analisando estes pontos e com o intuito de orientar os profissionais para que tenham cuidados redobrados nestes momentos de confraternização, com isto, seguem algumas dicas as quais recomendamos leitura, transformando este momento apenas em alegria e descontração.
Boas práticas:
- Aceite o convite da empresa e participe deste momento, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente e relacionamento saudável nas relações;
- Em não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente;
- Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos, lembre-se: não se trata de uma balada;
- Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa, beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa;
- Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture-se;
- Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou decotadas e os homens, camisas abertas ou fora do padrão local;
- Seja cordial com todos os presentes independente se tem contatos próximos ou não com o (a) mesmo (a), buscar falar de temas neutros que não ferem a imagem da empresa ou pessoas;
- Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da situação desviando sua atenção para outros temas ou postura;
- Sugerimos não ser o último a sair da festa. Não é uma regra, mas evita exageros;
- Evite sair junto com os superiores, para que não passe a impressão que estava na festa apenas por causa do mesmo;
Redobre os cuidados com o Covid.
Mesmo em confraternizações, é importante seguir as precauções recomendadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde), como:
- Uso de máscara e álcool gel;
- Evitar compartilhar copos e talheres;
- Manuseio com luvas descartáveis em caso de buffet;
- Prefira alimentos servidos individualmente;
- Busque espaços aberto;
- Em caso de empresas grandes, avalie a possibilidade de reunir times menores.
Em caso de sintomas, é importante fazer o teste e até mesmo cancelar a presença, respeitando a necessidade de isolamento.
Se existir dúvidas, acione a equipe de medicina ocupacional ou a equipe médica de sua consultoria para maiores orientações.
Precisamos ficar atentos e tomar todos os cuidados necessários.
Esse artigo foi escrito pelo Associate Partner da Assertiv e especialista em serviços estratégicos para o RH, Celso Bazzola.